Atualmente as empresas atentas ao movimento das Redes Sociais e observando a relevância da interação com o usuário e as ferramentas de Marketing Digital, muitas delas estão optando por terem seus sites num modelo intermediário.

Não chega a ser Institucional, pois possui muito mais informações notícias e funcionalidades que um site padrão. Mas, ao mesmo tempo não chegam a amplitude dos grandes portais de notícias.

A estratégia adotada nesses casos é a de ter um site um pouco completo, com maiores detalhes, informações mais específicas da empresa, inclusive por exemplo com tours virtuais, ou vídeos institucionais, galerias de fotos mais amplas mostrando a infra estrutura da empresa, mas ao mesmo tempo sem atrapalhar ou incomodar o usuário com a quantidade de informações.

Nessa linha de pensamento, essas empresas além de interligarem seus web sites, notícias e campanhas com todas as redes sociais, complementam tudo isso incluindo um menu em seu Web Site chamado Blog. E o que seria esse menu Blog? A resposta é simples, como o próprio nome diz, ele é simplesmente um blog, desenvolvido na plataforma do site da empresa, respeitando toda sua identidade visual, onde abre-se um espaço um pouco mais livre, em que as pessoas se sintam com mais liberdade para interagir, onde não se precisa ficar tão preso às formalidades institucionais da empresa.

Obviamente que geralmente não é aberto para todos postarem notícias e fotos que quiserem nesse Blog da empresa, afinal de contas, ele faz parte do site da corporação. As postagens usualmente passam pela aprovação de alguém. No entanto, é um forma de estimular que seus empregados produzam conteúdos com novidades do mercado, afinal o nome deles estará lá no Blog, e por outro lado, é um modo de automaticamente fazer com que um maior número de usuários acessem o site, postem comentários, compartilhem a noticia nas Redes Sociais como Facebook, Twitter e quem sabe, aquela singela matéria feita pelo estagiário de sua empresa acaba se tornando um viral na Internet.